domingo, 18 de novembro de 2012

Quem é a Dona Mula Empacada?

 (Foto: autor desconhecido)
 
Antes de mais nada, acho que é bom conhecer a "árvore genealógica" da Dona Mula Empacada.
A Mula é irmã do Burro.
Eles nascem do cruzamento de uma égua (fêmea do cavalo - Equus caballus) com um jumento (Eqqus Asinus).
Acho que o Universo entendeu que já estava bom e parou por aí. A Mula e o Burro são inférteis. Eles não podem se multiplicar.
Sugestivo, não?
É muito gratificante saber que os filhos da Dona Mula ou do Sr. Burro não são seus filhos. A mula e o burro não podem transmitir geneticamente suas "qualidades" pelo método natural e espero que a ciência não de uma mãozinha. 

Quando eu disse que tinha três faces, foi fácil entender que a Dona Harpia, a águia, representa minha alma, meu espírito.
Mas quem pensou que a Dona Onça representa minha cabeça, ego ou inteligência humana, caiu do cavalo, ou da mula, se preferir assim...
A Dona Onça é o meu corpo: tem uma inteligência selvagem, instintiva, que a leva a pressentir os perigos, a caçar o alimento que precisa e a se colocar a se manter distante dos humanos. Ela sabe sobreviver sozinha, é livre por natureza e mais um monte de qualidade e recursos que eu - Dona Mula Empacada - nem desconfio.

A Dona Mula Empacada é a minha cabeça, a minha inteligência que sempre elogiaram tanto.
Então, falemos um pouco das características da mula.

Independentemente do sexo, esse animal é fisicamente mais parecido com a mãe, ou seja, uma égua, mas consegue herdar do jumento a força e a resistência. Graças a seu formidável equilíbrio, a mula (ou burro) consegue andar por caminhos íngremes nas montanhas, sendo muito útil como animal de carga. "Os burros e as mulas têm como característica principal a forte ‘personalidade’. São animais que exigem muita perseverança e um trabalho específico para serem domados", afirma o veterinário Alexandre Gobesso, da Universidade de São Paulo (USP). http://mundoestranho.abril.com.br/materia/qual-a-diferenca-entre-jumento-mula-burro-jegue-e-asno

Descrição mais perfeita da minha cabeça eu não poderia fazer.

Perguntei ao Google sobre a potência de um coice de mula e tudo que descobri é que ele é forte e que a expressão é usada quando se quer falar de uma pancada forte, forte de tirar o fôlego, forte capaz de matar.

Mas a mula também morde e, pelo que andei pesquisando, sua mordida também é suave como seu coice.


Nenhum comentário:

Postar um comentário