"Avião sem asa,
Fogueira sem brasa,
Sou eu assim, sem você
Futebol sem bola,
"Jornalista sem "furo"..."
Eu não tinha pensado. Admito.
Acho que muitos outros estão assim como eu: com cara de "ora, veja!"
Pior, muitos ainda nem desconfiam que as fontes estão se apropriando do "furo jornalístico".
A semana começou com pânico, protesto e susto. A Petrobrás decidiu que ela é a dona das informações dela e montou um blog: Fatos e Dados http://petrobrasfatosedados.wordpress.com/
A chiadeira foi porque a Petrobrás decidiu publicar a íntegra das respostas que fornece aos veículos de comunicação.
A Petrobrás respondeu que "é fonte e detentora dos dados disponibilizados" ou seja, o jornalista não é o dono da notícia, como sempre pensamos.
Mais: A Petrobras, em seu blog, afirmou que: "A chamada blogosfera permite uma relação direta entre a fonte divulgadora de informação e leitores, sem a necessidade de filtros, de maneira que a decisão sobre o que interessa de fato ao receptor seja por ele selecionada, na medida em que tem acesso a íntegra das perguntas e respostas."
Trocando em miúdos, a estatal disse aos veículos de comunicação e aos jornalistas: Tchau e benção! Não preciso mais de vocês. Eu sou o meu próprio veículo de informação e o editor é cada internauta!
Com menos repercussão no Brasil, porém objetiva foi a atitude de Tom Watson, parlamentar do Reino Unido que deixou os jornalistas a verem navios e anunciou sua demissão diretamente diretamente para os seus mais de 3.000 seguidores no twitter...
É a verdadeira "Revolta das Fontes".
Vamos ver onde isso vai dar...
Martisssssssss... Vocês jornalistas estão num mato sem cachorros. Primeiro abriram o espaço pra qualquer um exercer e agora estão fechando as fontes de informações. O que sobra neste samba ?
ResponderExcluir